Saiba como ter um controle de frota eficiente na sua empresa

mm Redação Satcom

Muito comum em grandes empresas é a presença de veículos para serviços de transporte, porém o controle de frota para redução de custos pode ser bem trabalhoso. Ou não!

Existem formas de fazer a gestão de forma mais organizada e eficiente.

Você pode gerar dados em relação ao tempo em que o veículo permanece em movimento ou nas ruas, controlar as rotas e custos de combustível.

Pode até mesmo identificar quando houver um problema maior, como assaltos, roubos e outros sinistros..

Como tudo isso é possível? Acompanhe a seguir as dicas para aprimorar o seu controle de frota!

Faça um mapeamento dos processos

Para acompanhar todos os passos da frota, mapear os processos é uma ação fundamental.

Um bom controle de frota exige do gestor um conhecimento adequado da rotina e das atividades diárias da operação.

Ter noção de tudo o que acontece ajuda na hora de tomar decisões e buscar melhorias no trabalho da equipe, pois traz insights e entendimentos sobre o que está funcionando ou não nos processos.

O mapeamento deve ser feito periodicamente, verificando as atividades que precisam ser reformuladas e as razões para que isso aconteça.

Trace metas realísticas

O mapeamento e o planejamento vão ajudar muito nessa etapa. Com o estudo dos processos, você se torna capaz de determinar metas a serem cumpridas pelas ações de gerenciamento.

E o conhecimento dos processos é a ferramenta principal para entender quais são os passos que podem ser alcançados.

As metas devem ser determinadas de forma realística, com uma boa dose de bom senso.

Saber para onde você quer ir é muito importante, mas você também precisa saber se consegue chegar até lá. Nesse contexto, o estudo do seu entorno faz a diferença.

Não que os seus objetivos não possam ser alcançados, mas você precisa estabelecer metas palpáveis, ou seja, metas graduais até chegar ao objetivo máximo.

Trabalhar com metas escaláveis ajuda muito nesse processo de alcançar o sucesso!

Em uma gestão de frotas, as metas podem incluir a quantidade de clientes atendidos, valores de retorno dos serviços prestados, reduções de custos etc.

Acompanhe os gastos com as frotas

E por falar em redução de custos, como você controla os seus gastos? Se o conhecimento dos processos é importante, o conhecimento da saída de capital também é!

Para ter controle de frota eficiente, você deve acompanhar atentamente os custos das atividades da equipe.

Controlar os gastos vai além de manter as contas em dia. Inclui as estratégias de economia e redução de custos, bem como a noção da relevância de cada oportunidade para a companhia.

As despesas devem ter uma justificativa plausível para que o custo seja justificável, tal como o uso de combustíveis ou mesmo os sistemas de gestão.

Controle de frota por sistemas e tecnologias apuradas

E já que entramos nessa questão, fica aqui a última dica para aprimorar o controle de frota: utilizar sistemas modernos para uma gestão eficiente.

Você pode procurar sistemas financeiros que permitem reunir as informações de custos e lucros, estoques de produtos ou, no caso, de combustíveis, e muito mais.

Aplicativos também são ferramentas muito úteis na gestão dos veículos. Há vários apps que se conectam a rastreadores para acompanhar em tempo real o que acontece com cada unidade da frota.

Contar com um rastreador é uma decisão muito acertada, já que evita que os carros sejam roubados e, em casos fatídicos, auxilia na localização e recuperação dos mesmos.

Essas foram algumas sugestões para ter um controle de frota eficiente na sua empresa.

Se você quer mais segurança na seu modelo de gestão, contrate a Satcom Plus e conte com os melhores rastreadores do mercado.

➥Receba informações completas preenchendo o formulário a seguir ou entre em contato com a nossa central de atendimento no número (21) 3545-9506.


mm

Sobre o autor(a)

Redação Satcom

Não deixe seu veículo desprotegido!

Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório. Ex: 21999999999.

Entraremos em contato em horário comercial
com uma ótima proposta!