Controle de otimização de frotas através do rastreador. Quais os benefícios?

mm Redação Satcom

Quem administra uma frota de veículos – seja caminhões, ônibus, motos ou mesmo carros comerciais – sabe a importância de ter controle sobre a identificação das unidades.

A otimização de frotas a partir de rastreador é fundamental diante de tantos destinos e viagens diferentes, até mesmo pelos riscos de acidentes ou roubos, que são mais comuns do que deveriam.

Um gestor eficiente precisa apresentar ótimos resultados no acompanhamento dos veículos, gerando economia de custos e agilidade nos processos.

Nesse contexto, o rastreador surge como uma das formas mais práticas de executar a tarefa.

Que tal entender como aproveitar o rastreador na otimização de frotas e ter melhor controle sobre elas? Confira a seguir algumas dicas!

Aproveitamento de informações

Os rastreadores podem proporcionar uma série de insights para quem controla frotas de veículos.

Os dados apontados no aplicativo permitem identificar como está o tempo de serviço, a média de combustível utilizado e comparativo na mudança de estratégias, entre outras informações.

O gestor só precisa ser sagaz para determinar as informações que ele precisa levantar, aplicando-as na melhoria das atividades.

Vale ressaltar que cada plano de rastreador gera informações diferentes e, por isso, você precisa escolher os melhores serviços.

Identificação das melhores rotas

Realizar os serviços de transporte a partir das melhores rotas gera economia de tempo e combustível, além de diminuir a frequência de manutenções como troca de pneu e de óleo.

O cliente fica mais satisfeito, já que recebe as entregas mais rapidamente ou tem o destino encurtado, ganhando mais confiança na empresa.

O sistema de rastreio traz essas vantagens, permitindo controlar as rotas pelo mapa e traçar os melhores caminhos, levando à otimização de frotas.

Controle de ociosidade da equipe

O acompanhamento das atividades pelo rastreador permite identificar a quantidade de trabalho de cada motorista da frota.

Com isso, torna-se mais prático distribuir os serviços entre eles, além de determinar quem está com menores demandas.

É possível também determinar o grau de comprometimento com o trabalho, evitando atrasos desnecessários por falta de empenho ou por desvios de rota.

Aviso de assalto

O rastreador é um dispositivo inteligente na hora de lidar com assaltos. Normalmente, o motorista fica impossibilitado de acionar a polícia.

Com esse sistema, ele pode pressionar um botão de emergência discretamente se algo acontecer, acionando a central de monitoramento.

Não só o gestor pode identificar o problema como a polícia pode impedir roubos e assaltos, dependendo da agilidade na hora de acionar a emergência.

Dessa forma, a proteção do veículo é acompanhada por muitas outras utilidades proporcionadas pelo rastreador.

Mapeamento de falhas e problemas

Incidentes e imprevistos com rotas, caminhos, combustível etc. são muito comuns nos serviços de entregas e transportes de cargas e pessoas.

Estar atento a eles faz com que a frota possa ser mais bem estruturada e os problemas sejam contornados rapidamente.

Imagine o seguinte caso: um motoboy precisa fazer uma entrega e sofre acidente no meio do caminho. Porém, ele fica incomunicável, seja pelo celular ser danificado ou por não conseguir sinal, por exemplo.

O rastreador permite identificar que o entregador teve algum tipo de incidente e ficou parado. Assim, é possível acionar outro integrante da frota para fazer uma nova entrega e não decepcionar o cliente.

Assim, com esses e outros tipos de problemas sanados, a otimização de frotas por rastreador pode influenciar em várias situações do dia a dia. Por isso, é importante que a sua equipe esteja preparada com as melhores tecnologias.

⤷Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre os rastreadores da Satcom ou entre em contato pelo telefone (21) 3545-9506.

 


mm

Sobre o autor(a)

Redação Satcom

Não deixe seu veículo desprotegido!

Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório. Ex: 21999999999.

Entraremos em contato em horário comercial
com uma ótima proposta!