Dicas de segurança para motos.

mm Redação Satcom

Dicas de segurança para motos

 

O roubo de motos é uma realidade no Brasil, infelizmente. Todos os dias acontecem inúmeros roubos e por isso é sempre bom ficar alerta e tomar medidas de prevenção. As motos são mais vulneráveis por natureza, tanto por serem mais desejadas pelos bandidos para uso nos assaltos, quanto pela maior facilidade do roubo. Felizmente existem algumas estratégias que podem ser tomadas para ajudar a defender sua moto dos criminosos. Veja agora algumas medidas:

 

Uso de travas

 

Hoje já existem diversos modelos de travas metálicas que podem ser colocadas no disco de freio ou na coroa da motocicleta. Também existem modelos de correntes e cadeados especiais para motos, que não deixam acontecer riscos na lataria. Esse tipo de equipamento ajuda a prevenir furtos, quando o criminoso não tem contato com o dono da moto.

 

Sensor de presença

 

Alguns modelos mais novos de motos possuem um sistema de acionamento com sensor de presença, que impede o acionamento do veículo sem a chave vinda de fábrica. A chave original possui um sensor que é interligado com o sistema de acionamento da moto. Esses modelos vêm com imobilizadores que não permitem que seja dada a partida, travando a bomba de combustível da moto. Rastreamento via satélite ou radiofrequência. A tecnologia é uma grande aliada para evitar a perda do moto. Instalando um rastreador, o veículo é monitorado 24 horas por dia e sua localização pode ser acompanhada constantemente através da central de atendimento e até do celular. Com o serviço de rastreamento também é possível definir um perímetro de segurança onde sua moto circula normalmente, e você pode criar alertas para quando ela sair desse perímetro ou andar em velocidades fora do padrão. E o melhor é que não é preciso pagar caro para isso.

 

Alarmes

 

O alarme é um dos equipamentos mais usados para proteção contra a ação dos bandidos. O sinal estridente emitido atrapalha o furto e, em alguns casos, pode também ser enviado um alerta para o celular do dono da moto. Modelos mais novos de motocicletas já possuem alarme de fábrica.  Mas, se não for o seu caso, o equipamento pode ser instalado por empresas especializadas.

 

Como prevenir roubos no dia a dia?

 

Mas, como os roubos não acontecem apenas com o veículo parado, no dia a dia das cidades também é preciso cuidado constante. É fundamental tem sempre atenção às ruas e estradas utilizadas e checar a movimentação de pessoas suspeitas. Sempre prefira deixar a moto estacionada em lugares seguros como estacionamentos pagos ou garagens fechadas. E, sempre que possível, estacione a moto perto das câmeras de vigilância. Outra atitude importante é evitar andar em horários e lugares escuros e desertos. Muitos assaltos acontecem durante a pilotagem então evite andar à noite, por exemplo. Uma dica que muitos motociclistas estão aderindo é usar uma câmera acoplada no capacete, que é importante para o reconhecimento do caminho e do rosto dos criminosos. Agora você já sabe quais medidas tomar para evitar o roubo da sua moto, que tal conhecer um pouco sobre o plano de rastreamento da Satcom? Invista dessas dicas e proteja-se!


mm

Sobre o autor(a)

Redação Satcom

Não deixe seu veículo desprotegido!

Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório. Ex: 21999999999.

Entraremos em contato em horário comercial
com uma ótima proposta!