Vermelho: cor dos carros menos roubados. Verdade ou mito?

mm Redação Satcom


Existe um rumor popular de que veículos de cor vermelha são os carros menos roubados entre todos. Independente de qual seja o seu modelo, ano e outras especificações.

Pois é, isso estabelece que se você tem um carro de cor vermelha, suas chances de ter ele roubado de você são bem menores.

Mas calma, se você tem o seu carro nessa cor ainda não diga adeus ao seu seguro ou faça a insanidade de deixar ele com as portas destravadas na rua. 

Confira primeiro, neste artigo, se os veículos de cor vermelha realmente são os carros menos roubados ou se tudo não passa de mito.

De onde surgiu a ideia de que os carros menos roubados são os de cor vermelha?

Bom, vamos começar entendendo de onde foi tirada a ideia de que carros vermelhos são os menos roubados.

Longe de qualquer achismo ou mito criado do nada, essa teoria se baseia em resultados levantados a partir de pesquisas e relatórios sérios. Um deles vem de uma pesquisa realizada na Holanda que levou em conta os índices de roubo e furto de carros dentro de um espaço de 20 anos.

A pesquisa constatou que há sim uma relação entre a cor do veículo e sua tendência a ser roubado. Revelando que, com o passar dos anos, carros com cores mais chamativas — principalmente a vermelha — tornaram-se os menos visados pelos criminosos.

Ou seja, carros com cores mais neutras, como preto e branco, tiveram um maior índice de roubo e furto, enquanto cores chamativas, como o vermelho, foram se tornando cada vez menos visados.

Espantando o mito de vez, no Brasil essa mesma tendência persiste

A história de que carros vermelhos são menos visados tem seu fundo de verdade nos países baixos, o que a faz não ser mítica num todo.

Mas e no Brasil, essa realidade persiste e veículos vermelhos também estão entre os carros menos roubados?

A resposta é um convicto sim com fatos e dados. Em 2017 uma empresa de rastreadores de veículos fez um levantamento da preferência dos criminosos para furto ou roubo de carros conforme a sua cor.

A pesquisa revelou que, em todo o Brasil, os carros mais roubados são os de cor preta e prata, sendo responsáveis por 26,2% e 24,5% dos roubos e furtos. Seguindo este ranking estão os carros de cor branca com 18,7%, cor cinza com 11,2 e por último os carros de cor vermelha com 10,6%.

Por que veículos vermelhos tornaram-se os carros menos roubados no mercado

Já vimos que a história de que carros vermelhos são os menos roubados em relação a outras cores de veículos, tem o seu fundo de verdade.

Mas apenas saber disso não é o suficiente para que você, que tem o seu carro vermelho, possa ficar mais despreocupado não é mesmo? É preciso entender também o porquê de veículos vermelhos serem os carros menos roubados.

Como dito na pesquisa realizada na Holanda, o índice de roubos de carros com cores chamativas foi caindo com os anos. Ou seja, isso faz com que possa ser descartada a ideia de que é puramente a cor que influencia no roubo do veículo.

A razão para os carros menos roubados serem os vermelhos é que, com a chegadas dos rastreadores e transcoders, roubar um veículo se tornou mais difícil.

E assim, muitos dos criminosos amadores acabaram abandonando a prática deste crime, trocando para outros. O que faz com que ladrões mais profissionalizados visem carros por baixa desvalorização e facilidade de revenda.

Que são justamente os veículos de cores mais neutras, como o prata, preto, branco e cinza.

Agora, independente de você ter um carro vermelho ou não, contar com um rastreador adequado é fundamental, para o caso de ocorrer o roubo.

Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre o melhor rastreador do Brasil e solicitar o seu orçamento.


mm

Sobre o autor(a)

Redação Satcom

Não deixe seu veículo desprotegido!

Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório. Ex: 21999999999.

Entraremos em contato em horário comercial
com uma ótima proposta!