Rastreamento de frotas: Qual a real importância dele?

mm Redação Satcom

Fazer o rastreamento de frotas é uma recomendação muito comuns para empresas que possuem seu comboio de veículos. Independente de seu core business ser ou não o setor de transporte, qualquer empresa que tenha uma frota já ouviu essa recomendação.

Que é extremamente válida e pertinente, pois ter a sua frota rastreada trás diversas vantagens e benefícios para a empresa. No entanto, apenas saber que o rastreamento confere vantagens não é suficiente.

É preciso saber quais são esses benefícios e vantagens, além de saber a real importância do rastreamento de frotas.

E isso é exatamente o que você vai descobrir neste conteúdo.

Sem rodeios, qual a importância real de fazer o rastreamento de frotas

O rastreamento de frotas é importante por entregar vantagens e benefícios que favorecem todos os envolvidos nas operações que uma frota realiza. Ou seja, a empresa dona da frota, empresas de logística, motoristas e clientes da empresa envolvido nas operações em que a frota está diretamente envolvida.

As operações de uma frota que possui suporte e sistema de rastreamento contam com uma economia de tempo e de recursos financeiros para a empresa. Além disso, também entrega uma segurança maior e mais eficiência em um transporte de cargas por exemplo.

Continue lendo para entender como isso acontece.

Redução de custos

Uma das mais conhecidas vantagens para empresas ao fazer o rastreamento de suas frotas é a redução de custos. Economia percebida por meio de dois pontos principais: maior eficiência dos transportes e diminuição de custos com segurança. 

Em relação a eficiência da operação, veículos com rastreadores podem operar de forma mais inteligente. Os responsáveis pelo monitoramento podem otimizar as rotas por onde a frota vai circular, buscando sempre o trajeto mais curto.

Por conta dessa otimização de rotas, custos da frota com combustíveis, manutenção e troca de peças, desgaste de pneus, entre outros custos de operação, são menores. O que gera economia para a empresa. Uma economia também presente no tempo que a empresa leva para realizar transportes, que é menor.

Além disso, a empresa também tem redução em custos com seguros nos veículos da frota. Pois as empresas que oferecem apólices de segurança cobram um valor menor, em geral, para veículos que usam rastreadores.

Mais segurança para a frota 

Outra vantagem muito percebida para o rastreamento de frotas é a maior segurança oferecida para a empresa em relação a sua frota.

O acompanhamento da frota realizado por rastreadores permite que cada veículo da frota seja monitorado em tempo real em qualquer lugar do mundo. Isso permite que a empresa proteja sua frota em eventuais casos de problemas mecânicos ou roubos de carga.

O rastreamento permite até mesmo a recuperação do veículo em caso de roubos

Por isso, essa é uma vantagem imprescindível e que mostra a importância de fazer o rastreamento de frotas.

Melhora na produtividade

Por fim, uma outra vantagem do rastreamento de frotas é a possibilidade de aumentar a produtividade dos veículos.

Com o rastreamento veicular é possível verificar se os motoristas da frota estão realizando sua jornada de trabalho corretamente. O equipamento rastreador permite checar se as rotas estão sendo cumpridas, a velocidade do veículo e mesmo o consumo de combustível.

O que leva a aumento na produtividade da frota e está relacionado diretamente com a redução de custos.

Ficou com vontade de experimentar essa tecnologia em sua frota?

Então preencha o formulário abaixo para saber mais sobre rastreadores, solicitar o seu orçamento com a Satcom e deixar seu carro mais seguro e protegido agora mesmo.


mm

Sobre o autor(a)

Redação Satcom

Não deixe seu veículo desprotegido!

Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório. Ex: 21999999999.

Entraremos em contato em horário comercial
com uma ótima proposta!