Um roubo ou furto de veículo a cada minuto no Brasil

mm Redação Satcom

Um roubo ou furto de veículo a cada minuto no Brasil

O título deste artigo pode até soar como mentira, ou um exagero para chamar atenção, como um clickbait.

Infelizmente, não há nada de clickbait neste título, e infelizmente ele reflete uma estatística real, triste mas real, da subida da criminalidade no país.

Só no ano de 2016 o Brasil registrou, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 557 mil ocorrências de veículos roubados ou furtados no país.

Só para esclarecer a diferença, o roubo é quando ocorre um contato entre o criminoso e a vítima. Já no furto de veículo esse contato não existe.

Esse número até que passa um pouco a média de um veículo por minuto. No entanto, o que assusta é que esse índice teve um crescimento de 8% em relação a 2015, e estima-se que em 2017 o crescimento também tenha sido nessa ordem.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre esse drama, cada dia mais preocupante para quem possui um veículo.

Continue lendo com atenção e entenda!

Como está distribuído o roubo e furto de veículo pelo país

O estudo e levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública também buscou identificar quais são as regiões do país em que há maior número de roubo ou furto de veículo.

Entre os estados, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco foram, tristemente, os campeões neste índice em 2016. Os cinco estados ficaram no topo do ranking, onde o número de roubos ou furtos de veículo ficou entre 761 e 920 veículos para cada 100 mil em circulação.

Entre estes estados, o Rio de Janeiro foi o que teve mais ocorrências de roubo ou furto de veículo em 2016. O Rio registrou, ao todo, 917 veículos roubados ou furtados para cada 100 mil no estado

Vale destacar que esse ranking levou em conta os crimes em proporcionalidade para cada 100 mil veículos no estado. Já em números totais, São Paulo foi o estado com mais veículos tomados por roubo ou furto, algo da ordem 188 mil unidades.

Roubo e furto de veículo por capitais e demais cidades

Quando o estudo foca nas capitais e grandes centros do país é que o cenário fica ainda mais assustador.

O mesmo levantamento do Fórum aponta que as cinco capitais com mais roubos e furtos de veículos foram Porto Alegre, São Paulo, Porto Velho, Goiânia e Natal.

Dessas, a cidade que registrou o maior número de roubos e furtos de veículos foi Porto Alegre com 1.446, Porto Velho a segunda, com 1.280, e São Paulo com 1.061 veículos furtados ou roubados.

Em vista desse cenário, um número crescente de proprietários tem buscado por serviços de seguro e rastreamento de veículos, como forma de aumentar sua segurança e de seu patrimônio.

Pois como mostram outros dados, o perfil de veículos roubados preferencialmente também espanta.

Quais são os veículos que mais sofrem roubos e furtos

Quando se pensa em roubo ou furto de veículo, imagina-se muito que os veículos de maior valor são os mais visados e tomados por criminosos.

De acordo com o Índice de Veículos Roubados divulgado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), que apontou os veículos mais roubados ou furtados em 2017, mostra que os criminosos não visam apenas veículos mais luxuosos.

O ranking dos 10 veículos que mais são vítimas de roubo ou furto são:

  1. Chevrolet Celta 1.0
  2. Hyundai HB20
  3. Fiat Siena (acima de 1.0)
  4. Fiat Siena 1.0
  5. Volkswagen Amarok
  6. Volkswagen Voyage
  7. Peugeot 307
  8. Fiat Strada
  9. Fiat Weekend
  10. Volkswagen Saveiro

Comece a proteger o seu veículo agora!

Como vê, mesmo quem possui veículos populares também é forte alvo de criminosos.

Assim, se você deseja proteger o seu patrimônio, e mais ainda a sua família, ter um bom serviço de seguro e rastreamento veicular é indispensável.

No link abaixo, você pode calcular a cotação para deixar o seu carro mais protegido com um sistema prestigiado no mercado e com valores acessíveis e compensatórios para a proteção veicular.

Faça agora uma cotação sem compromisso e descubra como você pode ficar muito mais seguro pagando pouco.


mm

Sobre o autor(a)

Redação Satcom

Não deixe seu veículo desprotegido!

Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório. Ex: 21999999999.

Entraremos em contato em horário comercial
com uma ótima proposta!