Contratar um serviço de proteção veicular hoje em dia é fundamental.
Poucos são os que se arriscam em sair de casa sem um seguro, alguns ainda mais temerosos devido ao caos que vivemos nas cidades ainda optam por ir além contratando planos que cobrem o seguro total do veículo.
Cada empresa costuma variar muito diante dos tipos de seguro oferecidos, portanto é importante conhecer todas as modalidades que a sua empresa pretendente oferece.
Geralmente, além das coberturas básicas, é possível obter uma cobertura total apenas adicionando alguns itens à cobertura básica.
Veja a seguir quais são os tipos mais comuns utilizados pelas empresas de seguro.
Em planos básicos, as empresas costumam oferecer as seguintes coberturas:
● Cobertura contra Incêndio e Roubo: a seguradora indeniza o segurado em caso de roubo, furto total, incêndio ou explosão do veículo. É um tipo mais básico, e geralmente mais barato de cobertura, mas que não cobre colisão;
● Cobertura de Danos a terceiros: Conhecida como RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos), cobre danos causados a terceiros. Os danos geralmente cobertos em nossas cotações são danos materiais, pessoais ou morais;
● Cobertura em Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): Essa cobertura visa
proteger passageiros que estejam sendo transportados no veículo segurado, ou seus beneficiários, em caso de danos físicos ou morte;
● Cobertura Compreensiva: inclui a cobertura de incêndio e roubo, e também
indeniza o segurado em caso de colisão. Cobre apenas os danos causados em seu próprio veículo. É a cobertura que geralmente estamos pensando quando falamos em seguro, e também a mais comum.
Coberturas adicionais
Como informamos, são essas coberturas adicionais que garantem o seguro total. Elas incluem desde proteção a partes específicas do veículo até extensões dos serviços básicos oferecidos. Veja:
● Partes do veículo: Esse adicional do seguro total cobre aparelhos de som, imagem e comunicação permanentes, originais de fábrica ou não; carrocerias e equipamentos de serviços de caminhões; blindagem e Kit gás. A maioria das empresas cobra o valor de cada individualmente, outras fazem pacotes incluindo todos.
● Danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores: Relacionado ao reparo ou
reposição de pára-brisa, vidros laterais e traseiros, além de retrovisores, faróis e lanternas. Conta com proteção em casos de quebra, trinca, ou demais danos.
● Carro reserva e assistência 24h: Ao sofrer um acidente cujo conserto do veículo seja mais caro que o valor da franquia, ou em casos de roubo ou furto, você pode acionar o carro reserva, com aluguel pago pela seguradora pelo período estipulado na apólice. Já na assistência 24h, cada seguradora possui uma variedade distinta de serviços gratuitos. Os mais comuns são: socorro mecânico; reboque em caso de acidente; despachante; chaveiro; eletricista, entre outros.
● Despesas extraordinárias: Cláusula especial que garante pagamento adicional ao valor médio do veículo (tabela FIPE) em casos de sinistro com perda total. O valor é calculado conforme o limite máximo da apólice e destina-se a cobrir despesas diversas, sem necessidade de comprovação.
● Diárias por indisponibilidade do veículo ou perda de faturamento: Cobertura especial para veículos de carga, que garante ao segurado a reposição da perda de faturamento causada por sinistro previsto na apólice, de acordo com o tempo e o valor contratado.
● Extensão de perímetro: Garantia oferecida por algumas seguradoras que amplia a cobertura do seguro auto para países estrangeiros, mediante pagamento de prêmio adicional. Com isso, caso o segurado queira usar seu carro para viagens internacionais, ele estará protegido.
● Valor de novo: Possibilidade oferecida por algumas seguradoras de indenização do valor de novo do veículo sinistrado, desde que este fosse 0 km na contratação. As seguradoras colocam o limite de 3 meses para o fim desta cobertura, mas algumas podem chegar até 6 meses.
Contrate uma proteção veicular com seguro total agora mesmo!
A primeira coisa a se fazer para contratar um serviço de proteção veicular é procurar uma empresa que seja confiável.
Mesmo que essa pareça uma dica simplório, acredite, são muitos os que contratam qualquer serviço e tem dor de cabeça depois.
Então, por mais básico que seja, verifique se a empresa é cadastrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Isso irá lhe prevenir de problemas futuros.
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